October 2 to 6, 2017

PRO MAGNO - São Paulo, Brazil

Temas estratégicos para superar a crise foram destaque na AW 2016

Com o apoio e patrocínio dos grandes players do setor, a ABM realizou, entre os dias 27 e 29 de setembro, a segunda edição da ABM WEEK, considerada a maior iniciativa técnico-científica dos setores minerometalúrgico e de materiais da América Latina.

A semana contou com a realização simultânea de 12 eventos tradicionais da Entidade: o 71° Congresso Anual e os seminários de Laminação, Aciaria, Redução, Minério de Ferro, Aglomeração, Logística, Balanços Energéticos, Gases Industriais, Automação e TI e Trefilação, além do Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas.

O evento aconteceu no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 1.200 pessoas, entre profissionais da indústria, pesquisadores, professores, estudantes, empresas e fornecedores, que puderam interagir num ambiente rico, diversificado e colaborativo.

A promoção da sinergia da cadeia produtiva dos setores foi, mais uma vez, o grande diferencial da ABM WEEK. As atividades permearam desde a lavra das substâncias minerais, passando pelo processo de transformação, até a aplicação dos metais como produto final ou intermediário. Alcançou também os chamados setores transversais, de apoio, como logística, automação e TI e energia.

Os debates trouxeram temas estratégicos e fundamentais, como o aumento da produtividade e competitividade, a geração de conhecimento, os avanços da Indústria 4.0, os desafios do mercado de minério de ferro, a eficiência energética e as inovações na indústria automotiva.

Os participantes puderam conhecer abordagens inovadoras para enfrentar esse cenário de crise, as melhores práticas das empresas e as propostas de soluções. Foram realizadas duas plenárias, três painéis e três mesas-redondas, além da apresentação de 552 trabalhos nas sessões técnicas orais e pôsteres.

Na cerimônia de encerramento, no dia 29, o presidente Executivo da ABM, Horacidio Leal Barbosa Filho, destacou a importância da participação dos 264 estudantes, vindos de 25 universidades de várias regiões do Brasil. Leal também agradeceu a presença e o apoio dos patrocinadores, que, segundo ele, “acreditaram no sucesso do evento e investiram na ABM WEEK, mesmo diante do cenário difícil de crise”, aos palestrantes e apresentadores de trabalho, que “compartilharam conhecimento e diferentes experiências”, e a todos que prestigiaram o evento.

“Quando propusemos criar a ABM WEEK, em 2014, houve muita desconfiança se esse formato daria certo. Até que fizemos a primeira edição no ano passado. Corrigimos e aperfeiçoamos o processo de produção, que resultou nesta segunda edição”, disse Leal. Segundo ele, muitas pessoas comentaram que a edição de 2016 foi mais organizada e produtiva. E complementou: “Por isso dizemos que a ABM é tradicional nos valores e inovadora nas ideias. Mantivemos a qualidade do conteúdo técnico e inovamos no formato”.

Leal também anunciou a data e local da ABM WEEK 2017: será realizada em São Paulo, na primeira quinzena de outubro.

 

Patrocínio – CBMM e CSN foram as empresas anfitriãs da ABM WEEK 2016, que contou ainda com o patrocínio de: AçoKorte, Aperam Inox, ArcelorMittal, Atomat, Beda, BRC, BSE, Buckman, Clariant, CSP, Eisenwerk Sulzau Werfen, Elkem Participações, Engineering do Brasil (EngdB), Fuchs, Fundação Gorceix, Gerdau, Hamon, IBAR, IMS Messsysteme GmbH, Kark, Kuttner, Lechler, Lumar Metals, Magnesita, Nalco (Grupo Ecolab), NSK, Outotec, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Radix, Reframax, RHI, RIP, Russula do Brasil, Saint-Gobain, Scantech, SMS Group, Paul Wurth, Rana Seguros, Solenis (Grupo Hercules), Solvi, Spraying Systems, SunCoke, Tecmaran, Tecnosulfur, TGM, Timken, Unifrax, Union Eletric Akers, Usiminas, Vale, Vamtec, Veolia, Vesuvius/ECIL, Villares Metalls, Votorantim Siderurgia, Viridis e White Martins.

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