2 a 6 de outubro de 2017

PRO MAGNO - São Paulo, SP

Plenária debate desafios e impactos da 4ª Revolução Industrial no setor minerometalúrgico

As transformações geradas pela chamada 4ª Revolução Industrial, incluindo o uso mais intensivo da Internet das Coisas, da inteligência artificial e da automação avançada, têm suscitado uma série de dúvidas. Quais são os desafios impostos às empresas nesse contexto de inovações? Quão próxima está a possibilidade de que as operações unitárias das usinas sejam totalmente ou parcialmente automatizadas? Quais benefícios podem ser esperados? Quais novas capacitações serão exigidas dos profissionais que atuam no setor? Há lugar para a cooperação entre indústria e academia nessa fronteira?

Essas e outras questões serão discutidas na plenária 4ª Revolução Industrial nos Processos Minerometalúrgicos, que acontece no próximo dia 4 de outubro. O debate faz parte da ABM WEEK 2017, promovida de 2 a 6 de outubro, no Pro Magno, em São Paulo.

“Uma série de avanços tecnológicos devem viabilizar uma profunda transformação nas empresas, através da automação do controle dos processos e da simulação de processos em tempo real”, comentam os coordenadores da plenária Fernando José Gomes Landgraf, diretor presidente do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), e Charles de Abreu Martins, gerente de pesquisas e desenvolvimento para a América do Sul da ArcelorMittal. Eles citam como exemplos a redução de custo de sensores, o aumento do poder computacional, a possibilidade de usar ferramentas analíticas estatísticas para lidar com a enorme massa de dados, além das ferramentas de tomada de decisão que compõem a Inteligência Artificial.

Para Landgraf e Martins, a tendência é a de que todos esses recursos estejam cada vez mais integrados aos sistemas de execução da manufatura (MES) e de planejamento de gestão de recursos (ERP) das empresas, bem como às cadeias de fornecedores e clientes. “A expectativa é a de que as indústrias capazes de se adaptar a esse cenário de transformações possam se aproveitar de potenciais redução de custos, flexibilização da produção e aumento de produtividade”, comentam os coordenadores da plenária da ABM WEEK.

 

Inscrições – As inscrições para os todos os dias da ABM WEEK podem ser feitas pelo site do evento. Profissionais associados à ABM têm descontos especiais. Docentes, estudantes e funcionários de empresas mantenedoras e associadas à entidade também têm acesso a taxas reduzidas. Todas as categorias estão com 20% de desconto até 15 de agosto.

 

Patrocínio – A ABM WEEK 2017 conta com o patrocínio das empresas Açokorte, Anglo American, Aperam, ArcelorMittal, Ardokum, Atomat, Beda, BRC, CBMM, CISDI, Clariant, Danieli do Brasil, DDMX,  Eisenwerk Sulzau, Gerdau, Hamon, iba, Ibar, Imerys, IMS GmbH, Kuttner, Lechler, Magnesita, NSK,  PML Petersen Matex, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHI, RIP, Russula, Saint-Gobain, SMS Group / Paul Wurth, Spraying Systems, SunCoke, Tecnosulfur, thyssenkrupp CSA, Timken do Brasil, Unifrax, Usiminas, Vamtec, Veolia, Vesuvius, Viridis e White Martins.

ABM

inscricão ABM

Associação ABM