2 a 6 de outubro de 2017

PRO MAGNO - São Paulo, SP

Gestão Estratégica da Inovação é tema de painel, dia 3 de outubro

A importância da inovação como estratégia para garantir a competitividade e a perenidade das empresas é um conceito bem assimilado na indústria minerometalúrgica e de materiais. Mas converter essa ideia em ações práticas e em ganhos efetivos ainda é um desafio para grande parte das companhias do setor.

Para auxiliá-las nessa empreitada, a ABM promoverá o painel ‘Gestão Estratégica da Inovação’ no dia 3 de outubro, como parte da programação da ABM WEEK 2017, que acontece no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Na ocasião, os participantes poderão refletir sobre os caminhos necessários para incrementar o conhecimento inovador a partir dos resultados de uma pesquisa recém-realizada pela FGV-RJ sobre as capacidades tecnológicas dos setores de mineração e metalurgia.

O público também terá a oportunidade de conhecer experiências de órgãos que fomentam a inovação no Brasil (Embrapii) e na Austrália (Amira), bem como de uma empresa cujos trabalhos têm sido fundamentados na gestão da inovação (CBMM).

Entre os palestrantes que irão compor o painel destacam-se profissionais como Paulo Figueiredo, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que tem se dedicado ao ensino e à pesquisa sobre a gestão tecnológica e de inovação nas últimas duas décadas.

Pedras no caminho

Para garantir que a inovação aconteça e traga os benefícios esperados, há uma série de obstáculos a serem superados e que exigem foco e resiliência por parte das empresas. Entre eles há a criação de um ambiente que valorize novas ideias e profissionais criativos, e a necessidade de investir na capacitação tecnológica dos colaboradores, algo diretamente associado aos processos de aquisição e conversão do conhecimento corporativo.

Também são desafios importantes garantir que a gestão da inovação esteja conectada à estratégia da empresa e que seja conduzida de forma a garantir resultados rentáveis. “A empresa realmente inovadora enfrenta fracassos inerentes ao processo, mas aprende com suas falhas e continua valorizando as novas ideias”, comenta Eduardo Côrtes de Castro, gerente da Oficina de Cilindros da CSN e um dos coordenadores do painel, junto com a consultora Vania de Lima Andrade e com o professor Guilherme Lenz (USP).

 

ABM WEEK

Considerado o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, a ABM WEEK tem como objetivos promover o intercâmbio tecnológico, favorecer o desenvolvimento industrial e melhorar a competitividade das empresas do setor.

O evento acontece de 2 a 6 de outubro e conta com o patrocínio das empresas Açokorte, Anglo American, Aperam, ArcelorMittal, Ardokum, Atomat, Beda, BRC, CBMM, CISDI, Clariant, Danieli do Brasil, DDMX,  Eisenwerk Sulzau, Gerdau, Hamon, iba, Ibar, Imerys, IMS GmbH, Kuttner, Lechler, Magnesita, NSK,  PML Petersen Matex, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHI, RIP, Russula, Saint-Gobain, SMS Group / Paul Wurth, Spraying Systems, SunCoke, Tecnosulfur, thyssenkrupp CSA, Timken do Brasil, Unifrax, Usiminas, Vamtec, Veolia, Vesuvius, Viridis e White Martins.

ABM

inscricão ABM

Associação ABM